Desde janeiro de 2022, quando assumiu o serviço, a concessionária registrou 200 problemas, contra 102 das quatro linhas da empresa pública
As duas linhas de trem operadas pela concessionária ViaMobilidade (8-Diamante e 9-Esmeralda) apresentaram nos últimos três anos quase o dobro de falhas do que as registradas em quatro linhas da CPTM: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira. Um levantamento feito pela TV Globo e pelo portal G1 considerou falhas de responsabilidade das empresas como problemas elétricos, de sinalização, na rede aérea e nos trilhos.
As linhas foram assumidas pela empresa em janeiro de 2022 e, desde então, a 8-Diamante e a 9-Esmeralda somam 200 falhas. No mesmo período, as quatro linhas administradas pela CPTM anotaram 102 problemas. A campeã de falhas é a 9-Esmeralda, com 133 registros.
A ViaMobilidade considera que trabalha com regras rigorosas de desempenho e que a satisfação dos passageiros melhorou no último ano. A melhoria pode ser confirmada pelos índices de aprovação dos usuários. Nos últimos seis meses, a satisfação geral cresceu 13 pontos na linha 9-Esmeralda e 12,3 na 8-Diamante, em itens como rapidez, confiabilidade e segurança operacional.
A ViaMobilidade afirma que, desde assumiu a concessão, já investiu mais de R$ 4 bilhões em modernização e cita entre os avanços a entrada em operação de 36 novos trens, a substituição de mais de 30 quilômetros de trilhos e a construção de um novo Centro de Controle Operacional.
O objetivo da concessão das linhas pelo governo do estado era melhorar a qualidade do serviço oferecido, mas a empresa enfrentou diversos problemas e falhas nos três anos de operação e sofreu investigação do Ministério Público.
Para não ser processada, a ViaMobilidade assinou em agosto de 2023 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometeu a recompensar os passageiros em quase R$ 800 milhões pelas falhas e foi multada em mais de R$ 40 milhões.
Na sexta-feira, 28/3, o governo do estado divulgará o nome da empresa vencedora da concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade pelos próximos 25 nos. Estão na disputa o grupo CCR, controlador da ViaMovilidade, e a Comporte Participações. Quem vencer se compromete a investir R$ 14,3 bilhões no serviço.