Processo seletivo oferece até 5 mil vagas com salário de R$ 5,5 mil e as provas serão aplicadas em novembro
As inscrições para o processo seletivo simplificado voltado a professores do Ensino Médio técnico da rede estadual de São Paulo foram estendidas até 28/8. Com essa mudança, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) também adiou para o dia 2/11 a realização das provas objetiva e discursiva. O cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/
Estão disponíveis até 5 mil vagas temporárias para profissionais com diploma de bacharelado, licenciatura ou curso superior tecnológico. Também podem se inscrever especialistas com atuação comprovada no mercado de trabalho que desejem lecionar em cursos técnicos a partir de 2026.
A remuneração prevista é de R$ 5.565,00 para uma jornada de 40 horas semanais, com a possibilidade de uma carga horária proporcional. O edital completo pode ser consultado no Diário Oficial do Estado.
As vagas estão distribuídas entre seis áreas de formação técnica oferecidas nas escolas da rede estadual: Gestão e Negócios (administração, vendas e logística), Saúde (farmácia e enfermagem), Tecnologia da Informação (robótica, ciência de dados e desenvolvimento de sistemas), Recursos Naturais (agronegócio), Turismo, Hospitalidade e Lazer (hospedagem) e Controle e Processos Industriais (eletrônica).
O processo seletivo será composto por quatro etapas: prova objetiva, prova discursiva, envio de vídeoaula de 5 a 7 minutos (entre 2 e 30/9) e avaliação de títulos.
No ato da inscrição, o candidato poderá indicar até duas diretorias de ensino para possível alocação e escolher um ou dois eixos tecnológicos, desde que os horários das provas não se sobreponham.
Os profissionais aprovados serão designados a escolas ligadas a uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino do estado e contarão com apoio pedagógico da Seduc-SP, que fornecerá materiais estruturados, formação continuada e planejamento de aulas.
A seleção organizada pela FGV é exclusiva para docentes que pretendem atuar temporariamente no itinerário técnico e profissional do Ensino Médio. Quem participou dos processos em 2023 ou 2024 e não firmou contrato deve se inscrever novamente. Já os que continuam com vínculo ativo em 2025 estão dispensados de participar.
Para as demais áreas, como anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, ou disciplinas da formação geral básica e itinerários de humanas e exatas do Ensino Médio, a seleção é conduzida separadamente pela Fundação Vunesp. As inscrições para a edição de 2026 se encerraram em junho, com as provas previstas para agosto.
Caso o candidato seja aprovado nos dois processos, poderá assumir os dois cargos, desde que haja compatibilidade de horários e disponibilidade de vagas.