A quadrilha é especializada em roubos a condomínios de luxo na região e tem ligações com o PCC
“Operação Shalom” cumpre 51 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão em Osasco, Cotia e em outras quatro cidades, com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada em roubos a condomínios de luxo na região.
A operação foi deflagrada na terça-feira, 12/8, e ao todo, mais de 300 policiais civis participaram da ação, cuja investigação é conduzida pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
Um roubo realizado em maio deste ano em um condomínio de alto padrão na rua Doutor Gabriel dos Santos, entre Higienópolis e Santa Cecília, na capital, deu início às investigações. Na ocasião, as vítimas, moradores e funcionários do local, foram rendidas por cerca de dez criminosos fortemente armados. Eles levaram dinheiro em espécie, jóias e outros itens de valor.
Segundo já apurado, os criminosos recebiam informações privilegiadas de funcionários dos condomínios e observavam a movimentação dos moradores. Inclusive, no dia anterior ao roubo que deu início às investigações, três homens cortaram os cabos de internet do prédio para impossibilitar o monitoramento realizado pela portaria.
O nome da operação “Shalom”, é uma saudação de despedida utilizada por judeus, os principais alvos da quadrilha, conforme apontado pelas investigações.
A operação também cumpriu mandados em Diadema, Guarulhos, na capital e em Jundiaí.
Os 17 suspeitos presos foram encaminhados ao CERCO, Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado, já que o grupo era bastante organizado e tinha ligações com o PCC.