terça-feira, setembro 9, 2025
spot_img

Nove acusados são condenados a até 18 anos de prisão por furto do Arsenal

Quatro militares e cinco civis participaram direta ou indiretamente do furto de 22 armas em setembro de 2023

A Justiça Militar da União em São Paulo condenou nove acusados pelo furto e comercialização de armamentos de grosso calibre do Arsenal de Guerra de Barueri.  Segundo a Justiça, os condenados são quatro militares do Exército e cinco civis. Os crimes ocorreram no dia 7/9 de 2023, feriado da Independência do Brasil, quando a unidade estava sem expediente. A ausência do armamento, porém, só foi percebida mais de um mês depois, no dia 10/10 durante inspeção. Foram levadas 22 armas, das quais 13 capazes de derrubar aeronaves.

Os principais autores do crime, de acordo com a Justiça, eram dois ex-cabos do Exército que foram condenados a 17 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, pelo crime de peculato e furto. Um deles era motorista e o outro era auxiliar na Seção de Transporte.

Também foi condenado o chefe da Seção de Inteligência, um tenente do Exército, que recebeu uma pena de 9 meses de detenção por inobservância de lei ou regulamento e por peculato culposo, já que ele teria emitido ordem para que os veículos não fossem revistados ao entrar ou sair do local, o que facilitou o desvio das armas.

O tenente-coronel que comandava o Arsenal foi condenado a seis meses de suspensão do exercício do posto. De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Militar, ele teria sido negligente ao descumprir normas do Exército. Os nomes dos condenados não foram revelados.

Também foram condenados cinco civis pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo. Um deles recebeu uma pena de 14 anos, 4 meses e 24 dias de reclusão. Os demais terão de cumprir de 18 anos de reclusão.

As investigações apontaram que, no feriado de 7 de setembro, os dois cabos do Exército arrombaram os cadeados e o lacre do depósito onde estavam as armas, depois de terem desativado o alarme do local. Em seguida, colocaram as armas em uma caminhonete e deixaram o local sem serem revistados. O armamento foi entregue a civis, que o repassaram a integrantes de organizações criminosas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Durante as investigações, 20 das 22 armas foram recuperadas. No dia 19/10 de 2023, a polícia do Rio de Janeiro encontrou oito armas no bairro da Gardênia Azul, abandonadas dentro de um carro. Em 1º/11, outras três metralhadoras foram localizadas no Recreio dos Bandeirantes, também no Rio.

No dia 21/10, policiais civis encontraram nove armas numa mata em São Roque, após confronto com criminosos. Duas metralhadoras nunca foram encontradas.

 

Mais notícias

Hytalo Santos deixa cadeia em Carapicuíba e vai para presídio na Capital

Influenciador, preso junto ao marido preso na sexta, 15/8, foi levado para o CDP de Pinheiros; casal...

Justiça mantém prisão de influenciador Hytalo Santos e de Israel Vicente por suspeitas de crimes contra menores

Famílias de crianças envolvidas recebiam até R$ 3 mil por mês para permitir que os filhos morassem...

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais populares

Casal com bebê é assaltado em Presidente Altino, na última terça-feira, 22/4

Moradores e trabalhadores da região reclamam de ataques recorrentes de usuários de drogas que moram nas proximidades Um casal que passava com um bebê foi...

Feirão de Empregos de Osasco oferece mais de 3 mil vagas na sexta-feira, 28/3

São disponibilizadas mais de mil oportunidades para PCDs, deficientes visuais e haverá atendimento em Libras A Prefeitura de Osasco divulgou que o 1º Feirão do...

Homem em situação de rua é executado no Jardim Munhoz Júnior

A vítima era conhecida dos moradores da região e cometia pequenos delitos. Suspeita é de represália Um homem foi executado na manhã de sexta-feira, 9/5,...

Rede de varejo Swift abre vagas de atendente de loja em Osasco, Barueri e capital

Em Osasco, há vagas nas unidades do Carrefour e na Visconde de Nova Granada; para concorrer é necessário ter idade mínima de 18 anos A...

Moradores de Presidente Altino relatam o aparecimento crescente de escorpiões

A AMAltino divulgou um alerta sobre os crescentes relatos de aparecimento de escorpiões em residências e áreas públicas do bairro A Associação de Moradores de...