“Operação Hammare” cumpre mandados em Osasco, Jandira, São Paulo, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Araras e Embu das Artes, além do Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Uma Megaoperação contra roubo de cargas no estado de São Paulo foi deflagrada pela Polícia Federal e pelo Gaeco nesta segunda-feira, 24/3. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão em diversas cidades da região, entre elas, Osasco e Jandira. Os mandados também foram expedidos na região para as cidades de São Paulo, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Araras e Embu das Artes. Além disso, a “Operação Hammare” cumpre mandados no Paraná, Rondônia e Rio Grande do Sul.
A operação conta com o apoio de cerca de 40 policiais da Polícia Militar Rodoviária e tem o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada em roubo de cargas, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro.
Até às 08h30 da manhã, ao menos 16 envolvidos já haviam sido presos. A Justiça também decretou o bloqueio de bens e valores, totalizando R$ 70 milhões.
As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Cajamar e a investigação foi iniciada após um roubo de carga registrado em julho de 2023 na cidade. A operação da Polícia Federal começou depois da investigação de roubos de cargas na Delegacia da Polícia Federal em Campinas.
Em outras duas ações anteriores, quatro investigados já haviam sido presos e a polícia já identificou três núcleos especializados em roubo, desmanche e receptação.
Fabrício Pimentel Azevedo Silva é apontado como o chefe da quadrilha. Na residência dele foram apreendidos carros de luxo, como uma Ferrari e R$ 530 mil em dinheiro. Segundo as investigações, ele atuava na logística pós-roubo dos caminhões.