Operação SP Sempre Alerta se encerraria em 31/3, mas o Centro de Gerenciamento de Emergências prevê a possibilidade de chuvas intensas nos próximos dias
A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou a SP Sempre Alerta Operação Chuvas até o dia 15/4, devido às previsões para o estado no período. A ação se encerraria na segunda-feira, 31/3, no entanto, os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências previram a possibilidade de chuvas intensas até sábado, 6/4,
A medida, tomada em conjunto durante a reunião do Comitê Executivo do Plano Preventivo da Defesa Civil, visa mobilizar e deixar em regime de prontidão todo o sistema estadual de proteção e Defesa Civil durante o período.
O monitoramento meteorológico continuará 24 horas por dia, com envio de alertas à população sempre que houver possibilidade de chuvas severas e riscos como alagamentos e deslizamentos de terra.
Também as Defesas Civis municipais de cidades da região farão vistorias de campo, atuando em ações de planos de contingência que devem vigorar em períodos em que há incidência de fortes chuvas, incluindo a montagem de abrigos emergenciais, caso famílias sejam desabrigadas ou desalojadas devido às catástrofes naturais.
Conforme informação da Agência SP, do governo estadual, durante toda a Operação Chuvas é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em TV, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas. As medidas têm o objetivo de conscientizar a população para que evite riscos, como por exemplo, atravessar áreas alagadas.