A AMAltino divulgou um alerta sobre os crescentes relatos de aparecimento de escorpiões em residências e áreas públicas do bairro
A Associação de Moradores de Presidente Altino divulgou um alerta em seu site, na segunda-feira, 26/5, sobre os crescentes relatos de aparecimento de escorpiões em residências e áreas públicas do bairro.
O crescimento acelerado da população de escorpiões em áreas urbanas é uma preocupação nacional, já que o Brasil registra um aumento de mais de 250% nos casos, considerado o período entre 2014 e 2023. Ao todo, foram registradas no país 1.171.846 notificações, com previsão de 2.095.146 até 2033. Em 2023, 152 mortes por picada de escorpião foram registradas no Brasil e em 2024, foram registradas 129 mortes.
Fatores como a rápida e desordenada urbanização, acúmulo de lixo, saneamento inadequados, desmatamento e o aumento da temperatura nas áreas urbanas, propiciam o aumento do número de animais peçonhentos, em geral. As baratas, que também se proliferam com maior rapidez nessas mesmas condições, servem como alimento para escorpiões, que diante da oferta, se reproduzem em maior velocidade.
Locais como terrenos abandonados, linhas de trem, entulhos de obras, redes de esgoto antigas e lugares onde é realizado o descarte irregular de resíduos são especialmente perigosos.
Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e costumam permanecer escondidos durante o dia, mas não é incomum que apareçam inclusive em apartamentos em andares altos, já que sobem pela tubulação.
Para se proteger dos escorpiões é indicado vedar ralos internos e instalar telas milimétricas nos ralos externos; evitar o acúmulo de lixos e materiais de construção; vedar caixas de esgoto e frestas em pisos, paredes e muros com cimento ou silicone e; manter quintais limpos e com grama baixa.
Em caso de envenenamento, cujos sintomas são dores, lesões, náuseas, agitação, tremores e convulsões, que pode inclusive causar a morte, especialmente em crianças, idosos, pessoas com comorbidades ou animais domésticos, deve-se procurar por atendimento médico imediato e evitar o uso de torniquetes e medicamentos por contra própria.
Até o fechamento desta reportagem, o painel de animais peçonhentos do governo federal, apontou 26 notificações de aparecimento de escorpiões em Osasco, durante 2025, sendo que em 2020, foram registradas 39 notificações; 49 em 2021, 60 em 2022, 47 em 2023 e 49 em 2024. Não há nenhum registro de morte por picada de escorpião em Osasco entre 2020 e 2025, no entanto, é comum que o número seja subnotificado, já que é corriqueiro que as pessoas apenas matem o animal, sem registrar à autoridade de saúde.
Segundo a Amaltino, os casos de aparecimento de escorpiões sempre aconteceram no bairro, mas o número de relatos aumentou. Os relatos já recebidos pela associação já foram encaminhados aos órgãos responsáveis da Prefeitura e estão sendo acompanhados.
Os moradores de Osasco que encontrarem escorpiões devem abrir um protocolo na Central 156 da Prefeitura de Osasco, que atende 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os moradores de Presidente Altino devem também enviar o número de protocolo para o WhatsApp da Amaltino: (11) 98916-3250.
A unidade de referência mais próxima com atendimento especializado é o Hospital Vital Brazil – Instituto Butantan, localizado na avenida Vital Brasil, 1500, São Paulo/SP, telefones: (11) 2627-9529 / 9530.